sábado, 28 de abril de 2012

Eu acho que nasci no século errado.

          Eu sempre gostava de ouvir minha avó materna contando histórias de como era a sua infância e juventude no início do século passado. Minha avó tinha nascido em 1911 e viveu num mundo tão diferente deste em que eu estou vivendo... Minha mãe também conta sempre muitas histórias de como era bom ser uma mocinha dos anos 50. Mamãe é do ano de 1938. Sabe, eu sou uma pessoa bem marcha lenta, gosto de fazer as coisas devagarzinho, saboreando, desfrutando. Gosto de me dedicar. E se dedicar é uma tarefa que leva tempo. Era mais fácil se dedicar antigamente. 
          Agora as pessoas estão tão acostumadas à pressa, que não prestam atenção direito mais em nada e se irritam com facilidade. E certas ansiedades que, quando realizadas geravam um contentamento indescritível, já não existem mais. Lembro da "Primeira Exibição", uma sessão de filmes que a Rede Globo passava aos sábados logo após a novela das oito só com filmes até então inéditos na TV. Isso faz mais de 20 anos. No dia em que ia passar "O Retorno de Jedi" quase dois anos depois de sua estréia nos cinemas, começaram a anunciar com mais de um mês de antecedência, e eu fiquei doida. Na época que tinha passado no cinema eu não tinha idade para ver por causa da classificação etária e era ( como sou até hoje ) fanática pelos filmes de "Guerras nas Estrelas". Contei os segundos esperando aquele sábado, e quando ele finalmente chegou, meu coração disparou ao ouvir a vinheta de abertura do programa. Agora é capaz de o filme ainda estar passando em alguma sala de cinema e já estar sendo anunciado por algum canal de filmes da TV a cabo, e com certeza já terá cópias piratas na mão de muitos ambulantes vendendo 3 por R$10,00. Perdeu a graça. 
          Há até bem pouco tempo eu mantinha uma conta no Facebook com quase 400 "amigos". Não é grande coisa tendo em vista que há pessoas comuns, que nem mesmo são "famosas", não tem uma página exclusiva no site Ego nem nada, e tem mais de 1500 "amigos". Aliás, as redes sociais banalizaram de uma forma deplorável a palavra amigo. Isso é triste. Excluí meu perfil menos de um ano depois de tê-lo criado. Motivo: um desgosto profundo. As pessoas mostram-se tão feias sem o menor pejo, propensas a grosserias gratuitas : "Não gostou que se f###", " Então vc fez um comentário, não me lembro de ter te perguntado nada", ou ainda "O Facebook é meu, eu posto o que eu quiser e se vc se incomodar vai dar meia hora de ####". Cruzes! Quanta aberração!!! As pessoas parecem ter se esquecido que aqueles "amigos" do Facebook foram solicitados ou confirmados por ela mesma, por sua livre vontade. E que ela só expõe algo no seu mural pelos comandos de "publicar", ou seja tornar de domínio público e sujeito à análise das pessoas, ou de "compartilhar", ou seja, de disponibilizar algo que é seu para outros. Deprimente.
          Gostaria sim, de ter vivido num tempo onde havia tempo e interesse de se cativar amores e amigos. Num tempo onde palavrões não fossem tão comuns e grosserias não fossem tão corriqueiras. 
          E o pior que quanto mais velha eu vou ficando, vou ficando também mais sensível a esse mundo super rápido, onde todas as respostas vem sem esforço em menos de um segundo no Google. E o mundo vai ficando mais bizarro. Parafraseando um dos meus heróis que morreram de overdose ( vixi, parafraseei o Cazuza para parafrasear o Renato Russo ): Tenho quase certeza que eu não sou daqui.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salve Jorge!

...para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

domingo, 22 de abril de 2012

Quando estiver se sentindo pequenininha, é bom lembrar:


Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho.


Martha Medeiros

sábado, 21 de abril de 2012

Ri altoooo

Ontem eu tava chateadinha, peguei um gibi grande do tipo Almanacão de Férias velhinho num canto do armário do quartinho dos fundos e tinha esta historinha. Eu li e dei garagalhadas deliciosas, do fundo da alma. Thank you merci beaucoup MAURICIO DE SOUSA !!! 










sexta-feira, 20 de abril de 2012

Que dia hoje...

Eu queria tanto
Estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz
Sonhando.
Daria tudo, por meu mundo
E nada mais...
Guilherme Arantes

quinta-feira, 19 de abril de 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Seja um cuidador, não um proprietário


1- A minha vida deve durar entre 10 e 15 anos. Qualquer separação será muito dolorosa para mim.

2- Dê-me algum tempo para entender o que você quer de mim.

3- Tenha confiança em mim - É fundamental para o meu bem-estar.

4- Não fique zangado comigo por muito tempo e não me prenda em nenhum lugar como punição. Você tem o seu trabalho, os seus amigos e as suas diversões. Eu só tenho você.

5- Fale comigo de vez em quando. Mesmo que eu não entenda as suas palavras, compreendo e conheço muito bem a sua voz e posso sentir o que você está me dizendo.

6- Esteja certo que, seja como for que você me trate, isso ficará gravado em mim para sempre.

7- Antes de me bater, lembre-se de que eu tenho dentes, que poderiam feri-lo seriamente, mas que eu nunca vou usar contra você.

8- Antes de me censurar por eu estar preguiçoso ou teimoso, pergunte antes se não há alguma coisa me incomodando. Talvez eu não esteja me alimentando bem. Pode ser que eu esteja adoentado. Ou é apenas meu coração que está ficando velho e cansado.

9- Cuide bem de mim quando eu ficar velho. Eu vou estar precisando muito de cuidado. Do seu cuidado. Você também vai ficar velho.

10- Não se afaste de mim nos meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga "prefiro não ver" ou "faça quando eu não estiver presente". Tudo é mais fácil pra mim com você ao meu lado.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Baixinho folgadooo

Ataque de gases mal cheirosos é muita baixaria pequeno, lindo e sacripanta cachorrinho preto!

forgifs.com

domingo, 15 de abril de 2012

100 anos de um fracasso épico

          Eu sempre me pergunto: Será que se o Titanic tivesse chegado são e salvo a Nova York, hoje alguém ainda daria alguma importância a sua existência? É incrível. Vejo os documentários e concluo que tudo, tudo, tudo, rigorosamente que poderia dar errado, deu. O iceberg que deveria ter sido avistado 20 minutos antes do impacto, mas não foi pelo reflexo da noite claríssima, anormalmente estrelada, o impacto em si que foi lateral inundando seis dos compartimentos estanques (o navio continuaria flutuando com até quatro destes compartimentos inundados, um impacto frontal teria inundado somente dois), entre tantos outros infortúnios matematicamente orquestrados para levar o gigante pretensamente insubmergível a pique.

          Terá sido o nome infeliz que vaticinou seu destino? O seu irmão gêmeo Olympic tinha um nome que lembrava o monte Olimpo, lar dos cultuados e bem sucedidos deuses gregos e teve um destino bem menos trágico ( e também bem menos fascinante ).
          Titanic. Seu nome faz alusão aos Titãs, monstros gigantes desgovernados, derrotados pelos deuses olímpicos e confinados eternamente no Tártaro, o mundo inferior, os confins da Terra.
          Infelizmente para mais de 1500 pessoas o Titanic navio também foi de encontro a seu Tártaro.


       As setecentas pessoas nos botes não tinham mais nada o que fazer senão esperar... esperar para morrer... esperar para viver... esperar por uma absolvição que jamais viria.

QUOTE DA PERSONAGEM ROSE DO FILME TITANIC DE JAMES CAMERON.

sábado, 14 de abril de 2012

O caminho da vida

            A novela Aquele Beijo de Miguel Falabella de uns tempos pra cá me pegou. Não tinha o costume de assisti-la, mas ela passava num horário estratégico em que eu ficava na sala normalmente na super entediante tarefa de descascar, limpar e picar alimentos para o preparo do jantar. Além disso, o que mais me cativou na novela foram as entradas com citações narradas pelo autor, sempre com uma voz firme e suave que parecia entrar na alma da gente. Algumas delas calaram fundo em mim. Eu assistia cada cena esperando por isso. Recentemente publiquei aqui no blog uma citação do Neruda e poucos dias depois o Falabella falou justamente esta mesma citação na novela. Achei o máximo. Uma bobagem, mas eu gostei. Hoje está passando a reprise do último capítulo. Miguel Falabella presenteou os telespectadores com "O caminho da vida" de Charles Chaplin.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

És um senhor tão bonito ...

... O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...
William Shakespeare

P.S: Os pneus/canteiros pintados em tons vibrantes e contrastantes além de ecologicamente corretos são lindos de viver.

terça-feira, 10 de abril de 2012

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia, dia de malhar o Judas.

Malhar o Judas da ignorância.
Malhar o Judas do egoísmo.
Malhar o Judas da falta de ética.
Malhar o Judas da hipocrisia.
Malhar o Judas do preconceito.
Malhar o Judas da covardia.
Malhar o Judas da baixa auto-estima.
Malhar o Judas da indiferença.
Malhar o Judas da falta de bom senso.
São muitos Judas para poucas forcas e para um só sábado, é assim que é.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eu ouço a música que contem estes versos quase todo dia há anos...

Mas especialmente hoje eles significaram como nunca.

Então ninguém te falou que a vida seria assim:
Seu trabalho é uma piada, você está sem dinheiro, sua vida amorosa é um desastre.
É como se você estivesse o tempo todo emperrado na segunda marcha
Quando não tem sido seu dia, sua semana, seu mês e nem seu ano
.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um pensamento me ocorreu hoje

De nada vale alimentar um medo de algo que não existe, pois algo que não existe não tem como te fazer mal algum. Mas há também a contrapartida. De nada vale alimentar expectativas sobre algo que não existe também. É frustrante e inútil. E sim, faz muito mal. Se for só no imaginário, creio que estou preferindo uma bruxa que me assuste do que uma fada que me iluda.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bobos




Eu 
vou 
beijar 
você 
debaixo 
do seu 
nariz,
no meio 
da boca 
da noite.
Nem rainha,
nem rei.
Apenas 
os bobos 
da corte. 




Rita Lee